O início da vacinação da segunda dose de coronavac para profissionais da saúde em Cruzeiro do Sul está confirmada para o dia 17 de fevereiro


Sobre a matéria publicada com o título “Cruzeiro do Sul pode atrasar 2ª dose da CoronaVac e desperdiçar 300 vacinas dadas há 28 dias”, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que a informação não procede.

Primeiro, nenhum município faz armazenamento de doses secundárias de vacinas. As vacinas saem da Rede de Frio do Ministério da Saúde e são armazenadas na Rede de Frio do Estado do Acre, que dispõe de câmaras frigoríficas apropriadas.
Somente há poucos dias das datas estratégicas de vacinação nos municípios é que as doses são liberadas.

Considerando que existem múltiplas questões particulares que podem prejudicar a logística tanto de envio quanto do dia D da vacinação nos diversos municípios acreanos, é tolerável pequenos atrasos na distribuição, algo que não prejudica os efeitos da vacina e não acarreta em nenhuma necessidade de repetição do esquema vacinal, conforme nota técnica do Ministério da Saúde de 23 de janeiro de 2021.

Valendo destacar que tal fato, caso ocorresse, não acarretaria em desperdícios de doses vacinais, como foi noticiado.

Por fim, o início da vacinação da segunda dose de coronavac para profissionais da saúde em Cruzeiro do Sul está confirmada para o dia 17 de fevereiro (quarta), portanto, sem atrasos, durante todo o dia em uma estrutura (drive thru) montada no estacionamento do Teatro dos Náuas Alberto Lôro. Os profissionais da equipe UTI Covid e idosos institucionalizados serão vacinados pela equipe itinerante. O esquema da segunda dose de vacina será publicado ainda hoje.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 16/02/2021

Créditos das Fotos: Assessoria de Comunicação

Compartilhe!