A atividade reuniu empreendedores de todos os municípios do Vale do Juruá, incluindo os indígenas de diferentes etnias.

Voltado para empreendedores da bioeconomia do Vale do Juruá, o Essence Amazônia 2019 oferece treinamento qualificado aos participantes que buscam desenvolver e ampliar seus negócios. O evento é uma realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As capacitações foram ministradas por profissionais renomados nos mercados nacional e internacional, como: João Matos, especialista em bioeconomia da Abio; José Luiz de Paula Jr, especialista em design de perfume, embalagem e de desenvolvimento do produto da Aura Ideias; Raoni Cusma, especialista em design de conceito, estratégico e psicologia analítica da Orolab e a especialista em espécies amazônicas do INPA, Claudia Blair.

“O Essence visa ampliar o conhecimento dos empreendedores da nossa região, aquecendo o mercado ao mesmo tempo em que promove qualidade de vida às populações tradicionais. Além disso, estimulamos estudos para descoberta de novos produtos regionais”, salientou o prefeito Ilderlei Cordeiro.

A atividade reuniu empreendedores de todos os municípios do Vale do Juruá, incluindo os indígenas de diferentes etnias. A deputada federal Vanda Milani também prestigiou o seminário. “Esse encontro veio para atender os anseios das populações da floresta e mostra, ao Brasil, o potencial econômico do Juruá”, frisou a parlamentar.

Segundo Raoni Cusma, o seminário potencializou os negócios locais. “Ensinamos os empreendedores a entenderem o seu valor e a como venderem isso. Como orientar o negócio local para uma marca internacional, como valorar os artigos da Amazônia da maneira mais assertiva possível, promovendo relevância e venda”, enfatizou.

Desenvolvimento sustentável

Investir em bioeconomia é uma aposta da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que pensa o desenvolvimento de maneira sustentável, agregando a valorização dos produtos da floresta com inclusão social e geração de emprego e renda.

“A nossa cultura é pautada na preservação da floresta e esse evento nos propõe a pensar a economia com sustentabilidade, a partir da valorização dos nossos produtos. É uma iniciativa nova que agrega o conhecimento tradicional e as novas tecnologias, evitando a exploração inadequada da natureza”, destacou o cacique Joel Puyanawa.

O Essence Amazônia 2019 deu continuidade aos trabalhos e estudos iniciados no ano passado. Nesta edição, o seminário teve como público alvo empreendimentos que atuam no mercado de extração e beneficiamento de óleos vegetais.

Data de publicação: 05/05/2019

Créditos das Fotos: Everson

Compartilhe!