A expectativa é de que a substituição resulte em uma economia de até 65% nos gastos com energia do município.

Através de coletiva à imprensa nesta quinta-10, o prefeito Ilderlei Cordeiro apresentou à população de Cruzeiro do Sul o projeto de substituição por lâmpadas de led na iluminação pública. A expectativa é de que a substituição resulte em uma economia de até 65% nos gastos com energia do município.

As novas lâmpadas proporcionam um aumento de até 150% na visibilidade. Mais duráveis e mais difíceis de serem destruídas por vândalos, a expectativa é de que o novo sistema de iluminação pública contribua com a sensação de segurança nos bairros. Outro aspecto também é de que a tecnologia de luz fria não atrai insetos.

A segunda etapa do projeto original contempla ainda um sistema de Smart City, com monitoramento remoto das lâmpadas e cobertura de rede wi fi para toda cidade.

Segundo a prefeitura, detalhes contratuais do projeto estão sendo acertados e a expectativa é de que o inicio da implantação do projeto ocorra anda neste primeiro semestre.

Usina de lixo

Um dos principais problemas da cidade, o lixo, pode estar em vias de se tornar, solução. Faz parte do projeto também a implantação de uma usina de processamento de resíduos sólidos capaz de gerar até 2 megawhats de energia. Atualmente o gasto de energia da prefeitura é de meio mega, caso a usina venha a de fato a ser implantada e entre em funcionamento, a prefeitura poderá inclusive, vender os excedentes para a Eletrobrás.

Data de publicação: 10/01/2019

Créditos das Fotos: Ismael Medeiros

Compartilhe!