Cuidar da saúde dos trabalhadores é uma das prioridades da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Com o objetivo de facilitar o acesso dos funcionários municipais e servidores de empresas privadas aos atendimentos médicos e odontológicos, o prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do Secretário Municipal de Saúde Edir Clemente, inaugurou na manhã desta terça-feira (12) um consultório voltado para saúde e atendimento do trabalhador, que funcionará na Unidade de Saúde da 25 de Agosto.

As ações serão coordenadas pelo Programa Saúde do Trabalhador, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. As primeiras a serem atendidas hoje foram as merendeiras da rede municipal de ensino. O coordenador do programa Gilmar Giles explicou que a intenção é oferecer um serviço facilitado aos trabalhadores, devido o tempo de trabalho dessas pessoas.

“Essa é uma preocupação do prefeito Ilderlei e do secretário Edir com todos os cidadãos do nosso município. Muitas vezes devido o turno de trabalho, os servidores não conseguem marcar uma consulta, e com esse consultório eles terão um acesso mais facilitado e terão assim atendimento médico com maior rapidez”, disse.

Segundo o secretário municipal Edir Clemente, além do consultório médico montado no Posto de Saúde da 25 de Agosto, a secretaria atenderá posteriormente os trabalhadores de empresas privadas com a estrutura da Unidade Móvel de Saúde.

“Vamos iniciar atendendo todos os trabalhadores do município, de todas as secretarias, cada secretaria terá o seu local de agendamento, que vai fazer o link com a Secretaria Municipal de Saúde. Em breve também iremos inaugurar junto com a Associação Comercial a Saúde do Trabalhador em geral, onde vamos dar o suporte para as empresas de pequeno e grande porte, utilizando a estrutura do nosso ônibus que conta com consultório médico e odontológico. Nossa ideia é encostar o ônibus ao lado da empresa, e o gerente ou patrão vai liberando os funcionários, onde serão atendidos de um em um”, relatou o secretário.

O prefeito Ilderlei Cordeiro enfatizou que a ação faz parte de seu plano de gestão, com o objetivo de cuidar da saúde de todos os cidadãos.

“O tempo deles não é igual ao de quem tem um trabalho autônomo. O trabalhador privado e o público tem um horário a cumprir, então fizemos essa ação para cuidar da saúde do trabalhador, e uma delas é essa, a de colocar o posto de saúde da 25 como referência, para que eles possam fazer seus agendamentos em horários específicos. Contaremos ainda com o apoio dos estagiários do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre”, finalizou o prefeito.

Data de publicação: 12/09/2017